GOTCHA EM SANTA CATARINA, NA TERCEIRA MARATONA INTERNACIONAL DE PATINAÇÃO DE VELOCIDADE IN LINE

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já conhecida do Gotcha, a SC INLINE MARATHON reuniu cerca de 100 atletas de diversos estados do Brasil, da Argentina e Chile, na Beira-Mar Continental, no Estreito, em Florianópolis. Desta vez, atletas do Gotcha, sendo que todos foram premiados em suas categorias:

Almir Bala – GOLD 70 anos +

Koji Teramtio – GOLD 70 anos +

Bia Santana e Renata Melo – Para – Atletla – Deficiente Visual – Primeiro Lugar 

Claudio Hamano – Primeiro Lugar na Master 40 anos – 42 KM 

 Rodofo Alves – Master 30 anos – 42 KM 

Regiane Canzian – Primeiro Lugar -21km

 

VALE A PENA SABER

COMO SE ORGANIZA UMA MARATONA INTERNACIONAL 

Evidentemente, cada país e cada maratona segue seus critérios, no entanto, e, de uma forma geral, as maratonas internacionais, como essa de Santa Catarina, segue algumas regras e padrões, convencionados internacionalmente. Vale a pena dar uma olhada abaixo e observar.

Os atletas ( distribuídos em quatro categorias: elite, Geral, Iniciantes e Gold )  enfrentaram o desafio de completar 21 e 42 quilômetros sobre patins. Além dos profissionais, os praticantes eventuais também viram atração na pista, buscando a superação sobre as rodinhas. Além disso, Bia Santana deficiente visual e atleta do Gotcha e sua guia Renata Melo e mais dois paratletas disputaram o título de primeiros brasileiro a concluir uma prova oficial. 

Na categoria ELITE, ficaram os atletas de alta performance, disputando as provas em tempo esperado abaixo de 1h20. As provas foram divididas entre 42 e 21 km, masculino e feminino. Não houve limite de idade obrigatório, onde foram  premiados do primeiro ao terceiro colocado.
Na categoria GERAL, estavam os atletas de performance, classificados automaticamente conforme idade:

CATEGORIAS 

– OPEN (18 a 30 anos)
– MASTER 30 (30 a 39 anos)
– MASTER 40 (40 a 49 anos)
– MASTER 50 (50 a 59 anos)
– GOLD 60 (60 a 69 anos)
– GOLD 70 (acima 70 anos)

Os atletas puderam escolher descer quantas categorias desejar (por exemplo da MASTER 40 para OPEN) mas não puderam subir categorias (por exemplo da Open para a Master 30). A OPEN é considerada a categoria mais forte da prova, antes da depois da Elite Seria a Cat.A das provas internacionais.

Na categoria INICIANTES, ficaram os atletas amadores que aceitaram o desafio de completar a prova. Não houve restrição de idade. As provas foram divididas entre 42 e 21 km, e homens e mulheres correram juntos. Foram premiados do primeiro ao terceiro colocado. 

Participantes entre 16 e 18 anos, com autorização dos responsáveis, participaram da categoria INICIANTES e realização somente a prova MEIA MARATONA.

LARGADA
A largada acontecerá em 5 ondas:
08:30:00 – maratona – ELITE MASCULINO
08:30:30 – maratona – ELITE FEMININO
08:31:00 – meia-maratona – ELITE MASCULINO
08:31:30 – meia-maratona – ELITE FEMININO
08:32:00 – maratona e meia maratona – GERAL e INICIANTES

TEMPO MÁXIMO DE PROVA

Maratona: 2h30 / Meia Maratona: 1h30

PERCURSO

Cada volta no percurso da SCIM2017 tem 3.681 metros pelo bordo médio da pista externa. A definição do ponto de largada e chegada, consequentemente o local onde ficava o relógio oficial e sensores de cronometragem;  conforme a distância da maratona (42.195 metros).
O percurso foi realizado pelo sentido contra-relógio, desta forma os atletas deveriam sempre manter o bordo direito da pista. Os mais lentos deveriam  sempre manter à direita. Os mais rápidos realizariam ultrapassagens pela esquerda.

MARATONA

Os atletas da SCIM2017 realizarão 11 voltas completas (cruzando a linha de largada) mais 1.704 metros para a linha de chegada, que estará do lado oposto ao da largada.

MEIA MARATONA

Foi considerada meia maratona a distância de 20.109 metros. Os atletas realizaram cinco voltas completas (cruzando a linha de largada) mais 1.704 metros para a linha de chegada, que estava ao lado oposto  da largada.

QUAIS OS PROCEDIMENTO DE LARGADA DE UMA MARATONA, POR EXEMPLO 

Utilizando este exemplo, aproveitamos para exemplificar, os atletas tiveram  em seus números de prova a identificação do slot de largada, e foram  divididos na seguinte forma:
A – Elite Masculino – Maratona
B – Elite Feminino – Maratona
C – Elite Masculino – Meia Maratona
D – Elite Feminino – Meia Maratona
E – Geral
F – Iniciantes
G – Especial

Os slots de largada GERAL, INICIANTES e ESPECIAL não possuem diferenciação de gênero nem de idade. A organização pode e neste orientou  estes grupos visando garantir a segurança de todos.

LOCAL DE PROVA

BEIRA MAR CONTINENTAL (Av. Cláudio Alvim Barbosa – Bairro Estreito – Florianópolis). Interessante colocar um mapa do local . Asfalto plano e liso. primariamente plano e asfalto liso.A maratona terá 42.195 metros.
As voltas de acordo com a distância percurso. Dúvidas, por favor, nos perguntem !! Até o próximo post !!

fonte: Jornalista – Roberto Marinho – mtb: 18.914 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s